terça-feira, 18 de maio de 2010

Dificuldades, reflexão, perdão...

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem!”.
(João Guimarães Rosa).

Ai, ai... hoje eu to meio mal, meio pra baixo, sem ânimo...
Muitas vezes acontecem coisas que nos decepcionam, outras vezes nós magoamos alguém, outras tantas as circunstâncias nos desanimam... ficamos tristes, nos sentindo mal com a situação. É normal, somos humanos...
Então, nessas horas, coragem é do que precisamos. Afinal, o que que é isso? Eu mesma sempre digo a todos que não devemos nos deixar abater, que a vida deve ser alegre e devemos olhar as dificuldades com a sabedoria necessária para transformá-las em momentos de reflexão.

Às vezes cometemos um erro, um equívoco, mesmo que a real intenção seja a de fazer uma brincadeira. Outras vezes, no impulso do momento, falamos uma bobagem daquelas que a gente fala sem pensar e se arrepende depois. Normal, quem nunca cometeu um equívoco, um engano?
Dizem que o que vale é a intenção. Mas, por mais natural que seja errarmos, devemos sempre parar e refletir... é aí que entra a nossa consciência...
Eu sempre agradeci à minha mãe pelos ensinamentos de ética, valores pessoais e retidão. E eles estão, de maneira definitiva, gravados em minha essência. Em minha consciência.
Mas às vezes estamos chateados, nervosos, com problemas no trabalho ou apenas não pensamos bem antes de falar alguma coisa. Somos humanos, e estamos sujeitos às variações de humor próprias da espécie. E aí dá vontade mesmo de falar tudo que vem à boca, mandar tudo praquele cantinho escuro.
Porém, o humano é humilde por sua natureza, e a humildade nos abastece diariamente dos mais nobres sentimentos, está profundamente vinculada à nossa capacidade de refletir, de perdoar e, principalmente, de pedir perdão.
E nossa consciência, assim como nosso coração, nos faz parar e refletir, e dessa forma podemos nos colocar no lugar do outro e entender a situação. Entender o que nos leva a agir equivocadamente com o outro e entender os motivos que fizeram com que o outro agisse equivocadamente com a gente. Nossa consciência nos dá essa capacidade de refletir, nos impulsiona a ir ao encontro do outro, colocando-nos em seu lugar e entendendo a sua motivação, a sua dor. E então nosso coração se encarrega de nos dar a oportunidade de pedir desculpas sinceras àqueles que magoamos num momento de equívoco. E perdoar sinceramente àqueles que amamos pelos erros cometidos.
Perdoar e pedir perdão são pequenos gestos de respeito ao outro. E é nos pequenos e nos grandes gestos que a nossa consciência - humana, genuína - nos transforma, dia a dia, em pessoas melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário