terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dualismo Corpo - Alma, segundo Descartes

.
"E, embora talvez, eu tenha um corpo ao qual estou muito estreitamente conjugado, todavia, já que, de um lado, tenho uma idéia clara e distinta de mim mesmo, na medida em que sou apenas uma coisa pensante e inextensa, e que, de outro, tenho uma idéia distinta do corpo, na medida em que é apenas uma coisa extensa e que não pensa, é certo que este eu, isto é, minha alma, pela qual eu sou o que sou, é inteira e verdadeiramente distinta de meu corpo e que ela pode ser ou existir sem ele"
René Descartes

Um dos primeiros questionamentos referentes ao dualismo corpo - alma, ponto inicial da ideia de carater e personalidade do homem.
Tenho muito a estudar, aprender e pesquisar para a minha monografia II. Tenho que definir um tema ainda. Que dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário